A Semana Santa mobilizou os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que vivenciaram momentos de profunda fé e devoção.
O Domingo de Ramos (13), no qual se faz memória à chegada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado, deu início às celebrações que foram marcadas pela grande participação da comunidade paroquial.
Na noite de Terça-feira Santa (15), uma multidão se reuniu aos pés do Morro da Cruz para a tradicional procissão luminosa com Via-Sacra. Os participantes percorreram as 14 estações conhecidas como Estações da Cruz e reviveram o trajeto de Jesus Cristo até o Calvário. No topo do morro, a comunidade participou da Santa Missa celebrada pelo pároco, Padre Ricardo José Inácio.
O Tríduo Pascal, teve início na Quinta-feira Santa (17), com a celebração da Ceia do Senhor. Na ocasião, Jesus é lembrado junto à mesa com os discípulos na última ceia antes da crucificação, quando Ele passou a lavar os pés deles. A exemplo do Senhor, o pároco lavou os pés de fiéis da comunidade.
Em sua homilia, Padre Ricardo motivou os presentes a serem servidores, humildes e cheios de amor.
“Se o próprio Jesus lavou os pés de seus discípulos, quem somos nós para não fazermos o mesmo?”
Na mesma celebração aconteceu a renovação da provisão dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que reafirmaram seu compromisso de servir com amor e reverência.
Ao final da celebração ocorreu a Transladação do Santíssimo Sacramento no cibório recoberto com o véu, para o momento de adoração, oração e contemplação.
Na Sexta-feira Santa (18), os fiéis celebraram com grande reverência a Paixão do Senhor, contemplaram o mistério da cruz e o imenso amor de Jesus.
Padre Ricardo destacou que Jesus vem ao encontro da criação para salvar a humanidade do pecado e assim realizar o sonho de Deus: levar seu povo à eternidade junto a Ele. A cruz, símbolo máximo desse amor, foi apresentada como sinal de entrega total — Jesus foi até o fim por amor! Ainda enfatizou que Deus deseja o início de uma nova vida, e encorajou a todos ao recomeço.
Em um momento de profunda devoção, a comunidade foi convidada a adorar a cruz, renovando a fé e a esperança na salvação que brota do sacrifício de Cristo .
Ainda neste dia, a comunidade viveu um momento fé e reflexão durante a Procissão do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores. As imagens percorreram as ruas do Bairro Fazenda, acompanhadas por fiéis em oração e silêncio. Durante o percurso, foi entoado o emocionante Canto de Verônica, que recorda o sofrimento e o amor infinito de Cristo por seu povo.
Já no Sábado Santo (19), uma das mais belas celebrações de toda a Semana Santa, a Celebração do Fogo Novo, faz memória à ressurreição de Jesus, a luz que vence a escuridão da noite.
Os fiéis ainda presenciaram o Batismo de quatro jovens, que assumiram seu compromisso com o Cristo e foram acolhidos com muito amor por todos.
No Domingo de Páscoa, as comunidades, motivadas pelo amor em busca de uma vida nova, celebraram com alegria, fé e emoção a ressurreição do Senhor. Padre Ricardo lembrou que é necessário passar pela Sexta-feira Santa, sem permanecer nela, e sim seguir adiante para viver a Páscoa do Senhor.
Confira algumas imagens dos momentos que marcaram a Semana Santa na paróquia.